retro, background, the consignment

Novos cenários para Ficção Científica

Você também está cansado de histórias de futuro que começam em laboratórios no subsolo de algum local desconhecido, ou em empresas hightech com CEOS escandalosamente caricatos?

Mas, todo “ranço” me faz criar. Assim, pesquisando um pouco as tendências do mundo real e juntando isso às possibilidades de narrativa, surgiu a lista que vai te inspirar a seguir pelo mesmo caminho: catalogar tendências, olhar para o mundo e imaginar novos cenários.

A ela:

1. Apocalipse da Mídia: Com mais de 20.000 funcionários de mídia demitidos nos últimos 12 meses, de empresas como Condé Nast a Washington Post, estamos presenciando uma revolução na indústria da mídia. Esta é uma oportunidade única para imaginar um mundo onde uma nova empresa de mídia, rentável, alimentada por IA e com foco na comunidade, surge das cinzas.

2. Apple Vision Pro App Store: A previsão é de que 400.000 headsets serão vendidos nos próximos 12 meses. Parece uma piada… até que deixe de ser. Que tal uma história ambientada em um mundo onde esses headsets são a norma e a criação de aplicativos exclusivos para essa loja de aplicativos é a nova corrida do ouro? Ou então, um tempo no qual as pessoas não se ouvem mais, por conta dos headsets?

4. A Figmatização de Tudo: A transformação dos softwares, de pessoais em compartilhados, é uma oportunidade geracional. Como seria um futuro onde softwares como Arc e Figma são a norma, e a colaboração em tempo real não é apenas desejada, mas exigida? Como seria a vida de alguém que decidiu trabalhar, absolutamente, sozinho?

5. Eldertech: Com a geração do baby boom se aposentando, estamos diante de um dos públicos mais sub-atendidos. Há tanto a ser construído para eles. Imagine um futuro onde a tecnologia é projetada especificamente para atender às necessidades dos idosos, com histórias que giram em torno das inovações e desafios que isso implica. E lembre-se: os próximos idosos, somos nós. Tá, parei…

6. Ascensão da Economia de Desintoxicação: As pessoas estão sobrecarregadas com telas apps. Há espaço para criar negócios e CEOs malucos por essa nova economia de desintoxicação. Que tal uma história ambientada em um futuro onde a desintoxicação é a norma e as pessoas estão mais conscientes de sua saúde e bem-estar? Bônus no salário para tempo sem tela? Incentivo governamental para pais que se comprometerem a fornecer tecnologia aos filhos apenas a partir de uma certa idade?

7. Descrença Religiosa da Geração Z: Quase metade da geração Z não acredita em religião, mas é louca por marcas. Como seria um futuro onde a religião tradicional foi substituída por novas formas de espiritualidade, uma muito comercial, com Influencers atuando como “pastores” e cultos comunitários? Totens com produtos sendo reverenciados nas ruas? Templos de marcas? Aqui a viagem é infinita…

8. Felicidade e Estabilidade para a Geração Z: A felicidade, o cumprimento, a estabilidade e a segurança estão em mínimos históricos para a geração Z em relação a outras gerações. Há uma necessidade urgente de produtos e serviços que os ajudem. Que tipo de histórias poderia surgir de um futuro onde essas necessidades são atendidas de maneiras novas e disruptivas?

Esses são apenas exemplos de explorações possíveis, livremente, sem freio nem censura, das muitas oportunidades futuristas que podem inspirar suas próximas histórias.

Então, pegue sua caneta (ou teclado) e comece a escrever! O futuro está mais próximo do que você imagina.


Descubra mais sobre Madame Livro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.